Quem Somos

Somos um projeto de jornalismo colaborativo. Surgimos ao perceber que as notícias em destaque da cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, são em sua maioria sobre a violência local ou sobre transporte público, geralmente precário.

Nasceu do Projeto experimental de Conclusão de Curso, de Bacharel em Jornalismo, elaborado pela autora Denise Emanuele, apresentado a Faculdades Hélio Alonso – FACHA, que percebeu para além de um simples trabalho poderia ser um Projeto de desenvolvimento local, de valorização do território e do empoderamento de mulheres, sejam quanto profissionais de comunicação ou como alvos prioritários de suas matérias jornalísticas.

Os grandes eventos culturais que ocorrem no município raramente aparecem na mídia tradicional. Há um preconceito visível por ser uma cidade da Baixada Fluminense, mesmo a informação sendo um direito, já que o Brasil é um país “democrático”. É como se, em Nova Iguaçu e nas outras cidades da Baixada não existissem teatros, museus, e outros lugares para o divertimento das pessoas.

O que a mídia convencional transmite é como se os moradores da Baixada só vivessem para pegar condução para irem trabalhar ou se protegerem dos tiroteios, ou seja, um caos total. O projeto nasceu para mostrar que o morador também pode ser o agente da notícia, sem distorcer o que de fato acontece no local em que o comunicador social vive, e utilizando-se dos conceitos de jornalismo cidadão.

Mostrando que existe coisa boa aqui, gente que faz eventos de valor e produtos efetivos e subjetivos de qualidade, auxilia na qualidade de vida do cidadão, na percepção do que seu território também tem valor, acabando por assim em transformar a sociedade de forma efetiva, no desenvolvimento humano.

Dentro do projeto nasceu o quadro “O que é que a Baixada Tem”? Com objetivo de mostrar o melhor da Baixada; que são eventos, lugares, projetos sociais, empreendedores e pessoas que fazem a diferença, colocando o cidadão deste território como protagonista do lugar.

Denise Carvalho - Comunicando Já

Denise Emanuele. Bacharel em jornalismo formada pela FACHA • Faculdades Hélio Alonso, idealizadora do Comunicando Já.

Instagram:@deniseemanuelepaz